Conheça o nosso Brasil: Instituto Inhotim

Conheça o Inhotim!

O maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo está aqui no Brasil! Mais precisamente em Brumadinho-MG, a 60 km de Belo Horizonte.

Idealizado em 1980 pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, o Instituto Inhotim ganhou notoriedade pelas obras de arte. O projeto une jardim botânico, arte contemporânea e alta gastronomia, juntamente a iniciativas de inclusão, cidadania e educação. As mais de 20 galerias do Instituto abrigam obras de mais de 80 artistas de várias nacionalidades. É possível ver esculturas, desenhos, fotos, instalações, vídeos…

Foto: Instituto Inhotim

A área de 97 hectares é ocupada por um jardim botânico com mais de 1.400 espécies de palmeiras. Outras variedades botânicas também se destacam, como a coleção de orquídeas da espécie Vanda. O complexo é excelente para passeios ao ar livre e relaxamento, apreciando a beleza da natureza.

Foto: Marcelo Coelho

Com um acervo de mais de 500 obras de artistas reconhecidos mundialmente como Adriana Varejão, Helio Oiticica e Cildo Meireles, o Inhotim, além de fomentar a cultura, tornou-se um dos espaços exclusivos para a instalação de algumas categorias de obras de arte. As obras se dividem em instalações permanentes e exposições temporárias, e galerias e espaços abertos. Sem roteiro linear, cada grupo decide para onde ir por meio de trilhas que passam por todo o local.

Foto: Instituto Inhotim

Entre instalações permanentes e exposições temporárias, espaços abertos e galerias, o espaço museológico de Inhotim propõe aos visitantes uma experiência única: devido à ausência de um roteiro linear, cada grupo decide seu percurso e espaços de visitação por meio de trilhas que passam por todo o local.

Responsável por grande parte do desenvolvimento socioeconômico do município de 35 mil habitantes, o Inhotim promove aulas de iniciação musical e artística para crianças e jovens, visitas orientadas e programas como o Museu em Atividade, onde eles elaboram projetos para oportunidades educacionais com o apoio de arte-educadores.

Foto: Instituto Inhotim

Gostou? Conheça mais no site oficial do Instituto Inhotim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *